Lesões e doenças na polpa (nervo) e raiz dos dentes causam inúmeros desconfortos e dores, que interferem na qualidade de vida a ponto de prejudicar até mesmo a realização de ações corriqueiras do dia a dia, como falar. Contudo, complicações desse tipo podem ser sanadas por meio da endodontia.

O que é endodontia?

Também conhecida como tratamento de canal, a endodontia trata-se de remoção do tecido mole na parte interna do dente, seguida de desinfecção do canal e do posterior preenchimento com obturação.

O canal deve ser tratado para evitar a extração do dente, além de prevenir a ocorrência de infecções e de demais problemas causados pelas lesões na polpa.

Como é o tratamento?

A endodontia consiste em abertura do dente e remoção da polpa, pois o espaço pulpar e os canais devem ser esvaziados, alargados e limados para haver a inserção do preenchimento. O tratamento pode durar uma sessão na maioria dos casos.

No entanto, caso seja necessária a ida ao consultório mais de uma vez, uma restauração temporária é colocada no dente para protegê-lo entre as sessões. Como se pode imaginar, essa proteção é retirada para a inserção do preenchimento permanente da cavidade da polpa e dos canais. O procedimento definitivo consiste na colocação de material flexível em forma de cone em cada um dos canais, o qual é selado com um tipo apropriado de cimento.

Por que é importante fazer endodontia?

A endodontia é feita para proteção e preservação do dente. Por isso, a falta de tratamento no dente lesionado tende a resultar em infecções na raiz e nos tecidos próximos a ela, o que pode ter como consequências complicações ainda mais sérias à saúde, como dores intensas, inchaço, febre, bacteremia (intoxicação do sangue) e abscessos (acúmulo de pus).

Vale ressaltar sempre que a maneira mais segura e eficaz para descobrir se é necessário submeter-se à endodontia é por meio de consulta com um especialista. Agende uma avaliação na Premium Implantes e Ortodontia e tire todas as suas dúvidas com nossa equipe de dentistas.

Agende sua Consulta