Quando se fala em extração dos dentes do siso, a preocupação relativa ao procedimento para retirá-los vem à tona. Conhecidos também como terceiros dentes molares, que são os últimos a nascer, eles tendem a ficar presos sob o tecido gengival, osso ou outros dentes, ou ainda podem nascer mal posicionados ou subirem parcialmente – esses dois últimos fatores tendem a causar problemas diversos, como o apinhamento.

Tais complicações, aliadas à falta de espaço, causam problemas como flacidez, inchaço e infecções na gengiva. Por esses motivos, a cirurgia para extração dos dentes do siso torna-se uma saída importante para melhorar a saúde bucal.

Quando se deve remover os dentes do siso?

A fase mais indicada para a realização de extrações dos dentes do siso é entre os 16 e 19 anos de idade, pelo fato de as raízes desses dentes serem menores e causarem menos complicações antes dos 20 anos. Ainda assim, o procedimento cirúrgico pode ser indicado também durante tratamentos ortodônticos, quando é detectada falta de espaço para o desenvolvimento saudável dos dentes.

Além disso, o procedimento pode ser indicado na vida adulta, pelo fato de complicações com os dentes do siso poderem estar encobertas e, por isso, haver o risco de mais complicações resultantes do mau posicionamento deles. Vale ressaltar que a necessidade da extração dos dentes do siso deve ser detectada mediante consulta com o cirurgião dentista.

Como é o procedimento?

Após a aplicação de anestesia na região onde o procedimento cirúrgico será feito, o dentista faz uma incisão na gengiva, pois deverá ser deslocada para verificar o dente a ser retirado – caso ainda não tenha nascido, o osso que o recobre deverá ser removido para a extração do siso ser feita.

Ainda, de acordo com a condição do paciente, o dente do siso poderá ser quebrado em partes ou removido por inteiro.

Duração e recuperação

A duração média da cirurgia para retirada dos quatro dentes do siso é de uma hora, mas o tempo é variável de acordo com a quantidade de dentes a ser retirada e com as condições do paciente.

Apesar de a pessoa poder ser liberada para casa após o procedimento cirúrgico, o tempo total para ela estar recuperada varia entre sete e dez dias – obviamente, o acompanhamento deverá ser feito pelo dentista.

A maneira mais segura e eficaz para descobrir se é necessário submeter-se à extração dos dentes do siso é por meio de consulta com um especialista. Agende uma avaliação na Premium Implantes e Ortodontia e tire todas as suas dúvidas com nossa equipe de dentistas.

Agende sua Consulta