Qual é a primeira coisa que vem à cabeça quando se pensa na colocação de aparelhos ortodônticos? Na correção dos dentes por causa da aparência? Pois bem, a ortodontia tem também fins estéticos, mas não se restringe a esse objetivo. Esse tipo de tratamento trabalha a saúde bucal, primordialmente a respiração e a mastigação de alimentos. Isso sem contar que pode posicionar as bases ósseas de modo adequado quando o tratamento é feito em conjunto com a ortopedia funcional dos maxilares.

Além disso, aparelhos ortodônticos têm como objetivo prevenir o surgimento de doenças periodontais, assim como a disfunção e dores da ATM (articulação temporomandibular). Essa complicação causa incômodos diversos, como dores de cabeça e de ouvido, dor ou cansaço de músculos envolvidos na mastigação, ruídos articulares e até mesmo dificuldade para abrir a boca.

Vale citar que o tratamento é feito com base no histórico e nas particularidades de cada paciente. Outro aspecto a ser mencionado é a possibilidade de no futuro o paciente pode mesclar com outros tratamentos estéticos.

Quais os tipos de aparelhos disponíveis?

De acordo com o histórico e a necessidade ortodôntica do paciente, o aparelho poderá ser móvel ou fixo. Confira a seguir quais são os tipos de ambas as modalidades.

 

Aparelhos fixos

Aparelho autoligado estético

Esse tipo de aparelho dispensa o uso de borrachas, pois os bráquetes com travas que fixam o arco podem deslizar livremente pelo fio e, desse modo, agir por mais tempo na boca – isso sem contar que podem ser produzidos com material cristalino pouco perceptível, mas por outro lado resistente a manchas ou mudanças cromáticas. Além disso, o número reduzido de visitas ao dentista e o tempo mais curto para tratamento são outros pontos positivos.

Aparelho de porcelana

Os aparelhos de porcelana destacam-se pelo fato de os bráquetes serem feitos com porcelana, reproduzindo a cor dos dentes e valorizando a parte estética desse modo.

Aparelho ortodôntico autoligado

Esse tipo tem as mesmas características de um autoligado estético, mas tem bráquetes metálicos. Apesar de ter vantagens funcionais da versão estética, a aparência não tem o mesmo apelo, como o nome sugere.

Aparelho ortodôntico Safira

Esse modelo tem a mesma forma do aparelho metálico, mas tem aparência translúcida e praticamente invisível. Por esse motivo, trata-se do tipo com o melhor estilo estético.

Aparelho metálico

Esse tipo é o mais conhecido, pois os bráquetes diferem da tonalidade dos dentes. No entanto, os resultados são os mesmos em comparação com os demais modelos de aparelhos.

 

Uma outra possibilidade são os Alinhadores Dentais, placas de acrílico que são moveis, e realizam a movimentação dos dentes, podendo o paciente tirar as mesmas em eventos sociais, pratica de esportes, convívio social, dando o mesmo resultado dos aparelhos convencionais com mais discrição.

Você precisa de um aparelho ortodôntico?

A maneira mais segura e eficaz para descobrir se o tratamento com ortodontia é necessário, assim como qual é o tipo mais indicado em caso afirmativo, é por meio de consulta com um especialista. Agende uma avaliação na Premium Implantes e Ortodontia e tire todas as suas dúvidas com nossa equipe de dentistas.

Agende sua Consulta