Quando se fala em colocação de implantes dentários, uma das dúvidas recorrentes diz respeito ao tempo necessário para realizar a cirurgia para colocá-los na gengiva. Pode-se dizer que cada situação é única, pois o processo está condicionado à necessidade e ao histórico do paciente, analisados previamente por meio da realização da anamnese.

De modo geral, o tempo que irá durar a operação para inserir o implante pode variar de uma hora a uma hora e meia – deve-se lembrar que que esse período está condicionado à anamnese do paciente. Ele precisa levar em conta também que o tratamento é dividido em duas etapas, que consistem na cirurgia, para a colocação dos implantes dentários, e na inserção da prótese propriamente dita, que é a fase para reabilitação. Dependendo da situação a colocação de um dente temporário pode ser feita no mesmo ato da cirurgia, e em outros casos o tempo de espera para iniciar os trabalhos protéticos varia de 4 a 6 meses. Após o período de espera para integração dos implantes ao osso do paciente, necessita-se de 3 a 4 consultas para finalizar a parte protética ou a colocação do dente propriamente dito.

Mais variáveis

Antes da realização da cirurgia propriamente dita, recomenda-se aguardar pelo período de quatro meses para serem feitas aberturas na maxila, pois se trata de osso mais poroso e mole. Após esse período, o cirurgião dentista completa o processo com a colocação de prótese temporária, pois ajuda a remodelar a gengiva. O objetivo desse método é deixá-la esteticamente bonita e apta para suportar o dente em porcelana a ser colocado.

Para tirar dúvidas a duração da cirurgia para colocação do implante dentário, a maneira mais segura e eficaz é por meio de consulta com um especialista.

Agende uma avaliação na Premium Implantes e Ortodontia, em Francisco Beltrão, e tire todas as suas dúvidas com a nossa equipe de dentistas.