Os cuidados que os pais tomam em relação aos filhos recém-nascidos são redobrados em todas as áreas relativas à saúde da criança – a começar pelo fato de eles ainda estarem em fase de desenvolvimento da imunidade. Logo, como se trata de cuidados multidisciplinares, a preocupação com o surgimento dos primeiros dentes vem à tona.

Deste modo, é comum haver mães e pais que se perguntam sobre como cuidar da primeira dentição logo quando os dentes nascem, ainda mais pelos incômodos que esse processo causa para os bebês, com destaque para dores, febres e coceiras.

Confira a seguir as dicas para saber corretamente como cuidar da primeira dentição logo quando os dentes nascem:

  • A higienização na gengiva deve ocorrer logo quando o primeiro dente começar a surgir, para evitar o surgimento e a fixação de bactérias na região bucal;
  • Falando em higienização, a dica é a seguinte: quando nascerem os primeiros dentes superiores e inferiores, os cuidados poderão ser feitos com gaze seca ou umedecida, enquanto o uso de escova relativa à faixa etária da criança deverá valer quando nascerem os primeiros dentes molares;
  • Ainda sobre a higienização com escovas de dentes: é fundamental consultar os rótulos dos produtos para saber quais são, de acordo com as orientações do odontologista de confiança, ideais para o bebê.

Ainda que as dicas a seguir sejam fundamentais para saber como cuidar da primeira dentição logo quando os dentes nascem, uma medida fundamental é procurar por um dentista plenamente capacitado para te fornecer as orientações mais pertinentes para tratar com eficácia, crianças que estiverem passando por fase para elas não serem submetidas a incômodos e dores.

Por fim, para saber como cuidar da primeira dentição logo quando os dentes nascem, agende uma avaliação na Premium Implantes e Ortodontia e tire todas as suas dúvidas com nossa equipe de dentistas.

Dentista sem dor?
Qual a maneira correta de utilizar fio dental?