Parte significativa das dicas relacionadas à saúde bucal diz respeito a aspectos gerais, como recomendações para usos de escovas e pastas de dentes, fios dentais e antissépticos. Logo. a lógica de que os cuidados clínicos com os dentes e gengivas são abrangentes e não têm particularidades é amplamente difundida.

Ainda que o senso comum nos induza a pensarmos que cuidados dentários são padronizados e que a condição clínica dos dentes não tem relação com as demais partes do corpo, é importante levar em consideração que, sim, todas as áreas repercutem umas nas outras – e essa é a mesma história com os dentes. Sendo assim, por que é necessário realizar anamnese clínica?

Para quem ainda tem dúvidas sobre por que é necessário realizar anamnese clínica, deve-se levar em consideração que os rumos do tratamento a ser desenvolvido pelo odontologista está condicionados às condições do paciente pelos seguintes motivos:

  • Ter plena ciência da condição clínica do paciente é fundamental para o profissional estar consciente sobre quais métodos poderão ser benéficos ou nocivos para o paciente;
  • O procedimento torna mais fácil identificar lesões e problemas até então desconhecidos, assim como detectar predisposições clínicas que podem desencadear em complicações odontológicas;
  • Saber com exatidão quais procedimentos poderão ser realizados para potencializar o processo de recuperação do problema em questão, o que confere caráter personalizado ao tratamento a ser realizado.

Ainda que as dicas a seguir sejam fundamentais para saber por que é necessário realizar anamnese clínica e potencializar os efeitos do tratamento a ser realizado, uma medida fundamental é procurar por um dentista plenamente capacitado para te fornecer as orientações mais pertinentes de acordo com as particularidades da sua condição dentária.

Por fim, para saber por que é necessário realizar anamnese clínica, agende uma avaliação na Premium Implantes e Ortodontia e tire todas as suas dúvidas com nossa equipe de dentistas.

Qual a maneira correta de utilizar a escova de dentes?
Qual é a maneira correta para usar o fio dental?
Dentista sem dor?