Ansiedade odontológica e medo de dentista (odontofobia) são fatores extremamente comuns, mas que afastam os pacientes de manter os devidos cuidados com sua saúde bucal. Como resultado desse temor, portanto, os pacientes fazem de tudo para evitar a ida ao consultório, desde conviver com doenças periodontais, dor e inúmeras outras intercorrências. Contudo, essa ansiedade pode ser facilmente amenizada com a adoção de anestésicos durante os procedimentos.

Foi pensando na relação entre as expectativas e receios dos pacientes e as soluções existentes na área, que a Premium Implantes selecionou o tema “Dentista com anestesia” para ser abordado a seguir. Confira os detalhes e saiba como tornar menos traumática a ida ao dentista!

Dentista com anestesia: como funciona?

Para aqueles com fobia de ir ao dentista, a boa notícia é que esse momento pode se tornar muito mais tranquilo com a aplicação de anestesia em dosagens sob medida. Com esse recurso, o paciente permanece acordado e consciente, mas em um estágio de maior relaxamento, minimizando a ansiedade e a sensibilidade a dor.

A anestesia costuma ser uma excelente alternativa principalmente em procedimentos mais demorados, como as cirurgias, e consiste na aplicação de um gás, conhecido como óxido nitroso, ou de medicações sedativas.

Os atendimentos podem ser realizados em parceria com um anestesista responsável por administrar a dosagem ideal para cada caso, acompanhar os sinais vitais do paciente e controlar hemorragias, quando preciso. Para isso, no entanto, antes da realização do procedimento com anestesia, o paciente é submetido a uma consulta com o anestesista a fim de fazer uma anamnese, ou seja, um check-up geral para se certificar quanto a possibilidade de receber as medicações em ambiente ambulatorial, isto é, no consultório.

Em algumas situações, ao verificar o estado de saúde do paciente, o anestesista pode recomendar a utilização de determinado tipo de medicação para sedação consciente no consultório ou indicar a aplicação de uma anestesia geral no hospital, por exemplo. Essa medida, mais rara, é sugerida quando há suspeita de  o paciente desenvolver alguma parada ou deficiência respiratória, e o hospital passa a ser o melhor local para garantir os cuidados necessários.

Dentista com anestesia: quais as vantagens?

Segurança: o primeiro ponto positivo é, sem dúvida, a segurança no atendimento, afinal, o paciente chega para um procedimento cirúrgico com todos os exames complementares necessários e antes mesmo de iniciar recebe acompanhamento de enfermeiro ou técnico de enfermagem e do médico.

Agilidade: com o suporte de outros profissionais para o cuidado do paciente, o dentista pode se preocupar exclusivamente com o procedimento e, dessa maneira, todo o atendimento se torna mais rápido.

Pronta recuperação: após a conclusão do procedimento, o paciente já estará apto a sair do consultório, dirigir e realizar suas atividades, pois, diferentemente de comprimidos sedativos, não existe qualquer efeito residual da medicação.

Conforto no pós-operatório: o pós-operatório do paciente fica mais tranquilo, pois ainda durante o procedimento é feito o controle de hemostasia, ou seja, de sangramento com o uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos administrados diretamente no acesso endovenoso, reduzindo o edema e proporcionando um pós-operatório tranquilo e confortável para o paciente.

Cuide da sua saúde bucal sem sentir dor: dentista com anestesia!

Atuamos com rigorosos padrões técnicos e unimos literatura odontológica, alta tecnologia em equipamentos e cuidado irrestrito com o bem-estar dos pacientes para oferecer sempre o que há de melhor em procedimentos estéticos, cirúrgicos, implantes, endodontia, ortodontia e a odontologia infantil. Entre em contato com a Premium Implantes pelos números (46) 3527.1097 ou (46) 9940.4567 e agende a sua consulta!