Assim como em qualquer outra especialidade, a boa prática recomenda que a primeira visita ao dentista tenha como ponto de partida uma boa e detalhada anamnese clínica. Essa atividade, imprescindível para o sucesso dos procedimentos, consiste na coleta de inúmeras informações do histórico do paciente a fim de verificar a condição geral da pessoa em termos de comportamentos, hábitos e saúde geral.

Conhecer a história médica do paciente antes de qualquer procedimento odontológico é um cuidado que todo dentista deve ter, afinal, influencia o diagnóstico e, consequentemente, o sucesso do tratamento. Isso porque, a anamnese permite ao dentista entender as particularidades do quadro de cada paciente e, a partir disso, propor orientações e tratamentos personalizados.

As perguntas podem ser feitas ao paciente diretamente pelo profissional ou por meio de questionário antes da consulta, avaliando, por exemplo, o uso de medicamentos, problemas cardíacos e tratamentos dentários realizados. Em uma análise mais profunda, o dentista também observa alterações na língua, mordida aberta ou cruzada, ATM e hábitos como respiração bucal ou nasal, bruxismo, fumo, entre outros.

Embora a recomendação seja realizar a anamnese clínica já na primeira consulta, o procedimento deve ser revisado e atualizado periodicamente para acompanhar a evolução ou alterações no estado do paciente. Na odontologia, costuma-se usar o período regular de seis meses para revisões, mas isso não é uma regra, podendo o profissional fazer no tempo que achar melhor.

Para que essa prática seja efetiva, os dentistas devem buscar extrair do paciente detalhes que para ele podem parecer sem importância, mas que colaboram, e muito, na prevenção de intercorrências durante os procedimentos. O paciente, por sua vez, não pode omitir nenhuma informação para não comprometer a segurança e a qualidade dos resultados.

Obtidas as respostas, o passo seguinte é realizar exames físico e clínico para, a partir disso, ter um panorama completo, elaborar o diagnóstico corretamente e propor o plano de tratamento mais adequado. Portanto, a Premium Implante deixa um alerta: caso o profissional não faça a anamnese clínica, questione, pois esse é um direito e uma segurança de todo paciente!

Embora exija tempo e escuta ativa, a anamnese é um procedimento imprescindível na rotina do dentista. O ser humano é complexo, não podendo o profissional oferecer cuidados restritos aos dentes, devendo avaliar agravos, como herpes, aftas, bruxismo, entre outros. Por isso, na Premium essa etapa é realizada de maneira séria e comprometida, visando o cuidado integral ao paciente, além da preocupação com a qualidade do resultado dos tratamentos.

Cuide da sua saúde bucal da maneira adequada e visite o dentista regularmente!

Atuamos com rigorosos padrões técnicos e unimos literatura odontológica, alta tecnologia em equipamentos e cuidado irrestrito com o bem-estar dos pacientes para oferecer sempre o que há de melhor em procedimentos estéticos, cirúrgicos, implantes, endodontia, ortodontia e a odontologia infantil. Entre em contato com a Premium Implantes pelos números (46) 3527.1097 ou (46) 99940.4567 e agende a sua consulta!