O implante dentário, cilindro de titânio inserido no osso maxilar e/ou mandibular com a finalidade de substituir a raiz do dente ausente, costumar ser indicado quando o paciente já perdeu um ou mais dentes naturais ou quando há dentes sem condições de ser recuperado e precisam ser extraídos e, em seguida, substituídos.

Embora seja uma alternativa amplamente difundida e segura, o sucesso do tratamento depende da boa cicatrização da gengiva e do osso (osseointegração) e, sem dúvida, dos cuidados no pós-operatório. Nesse sentido, reforça-se a importância de o paciente seguir as orientações do dentista à risca para minimizar riscos de sangramentos e, principalmente, rejeição do pino em função de inflamações e infecções.

Pensando nisso, a Premium Implantes selecionou alguns cuidados que precisam ser tomados após a aplicação do implante para assegurar uma boa recuperação. Acompanhe a seguir e em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe. Será um prazer atendê-lo(a)!

Implante dentário: cuidados pós-operatório

01 | Aplicar gelo no local

Após a cirurgia de aplicação do implante, recomenda-se fazer compressa gelada na parte externa do lado operado. A baixa a temperatura contrai os vasos e diminui o fluxo dos fluídos, ajudando a reduzir os inchaços. Além disso, sua ação analgésica reduz o processo inflamatório e minimiza possíveis sensações dolorosas.

02 | Escolher os alimentos com cuidado

Para o sucesso do procedimento e correta fixação do implante, o pino deve permanecer estático. Assim, a recomendação é evitar alimentos duros ou crocantes, quentes e ácidos, optando, nas primeiras 48h após a aplicação do implante, por alimentos frios, líquidos e pastosos, como açaí, sucos e sorvetes. Esses cuidados iniciais são fundamentais para o processo de cicatrização e prevenção de quadros inflamatórios e infecciosos.

03 | Não mastigar do lado operado

Os movimentos e o contato com a comida podem lesionar os tecidos e prejudicar a cicatrização, além de acumular resíduos, dificultando a higienização. Portanto, deve-se evitar ao máximo mastigar no local do procedimento.

04 | Realizar a higienização adequadamente

Após a cirurgia de implante, os cuidados com a higiene bucal devem ser redobrados, contudo, deve-se aplicar movimentos leves e suaves para não provocar agressões nos tecidos. Para os primeiros 3 dias, o ideal é evitar passar a escova diretamente no local do procedimento para não comprometer a cicatrização.

Veja também: Qual é a maneira correta para usar o fio dental? 

05 | Evitar a exposição ao sol

Pacientes na fase de pós-operatório de cirurgias de implantes devem evitar a exposição ao sol, pois o calor influencia a corrente sanguínea e prejudica a cicatrização, podendo causar sangramento e hemorragia. Apesar dos cuidados, caso haja leve sangramento nasal, o paciente deve comprimir o local com tampão de gaze e algodão e evitar assoar o nariz para não forçar os tecidos operados.

06 | Deitar na posição correta ao dormir

Ainda que os pacientes se mantenham atentos aos cuidados mencionados, após a cirurgia de implante pode ocorrer pequenos quadros de sangramento durante a noite. Por isso, como medida preventiva, a recomendação é dormir com o travesseiro um pouco mais alto, de modo que a cabeça permaneça elevada para reduzir a circulação. Jamais fique de bruços ou pressionando a área operada.

07 | Tomar a medicação conforme orientação médica

Após a cirurgia de implante dentário, deve-se fazer uso de analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos prescritos pelo dentista. O objetivo é aliviar dores e desconfortos, favorecer o processo de cicatrização e ajudar a restabelecer o organismo.

08 | Manter o acompanhamento periódico

Em geral, os pacientes devem retornar ao dentista uma semana após o procedimento para uma avaliação na qual o profissional acompanhará a recuperação e removerá os pontos. Mas atenção: mesmo após a total recuperação, o paciente deve manter a rotina de consultas periódicas, conforme recomendações do dentista.

Veja também: Qual é o tempo de recuperação após a aplicação de implantes? 

Dúvidas sobre os cuidados após a instalação do implante? 

Entre em contato com a Premium Implantes pelos números (46) 3527.1097 ou (46) 9940.4567 e agende a sua consulta! Atuamos com rigorosos padrões técnicos e unimos literatura odontológica, alta tecnologia em equipamentos e cuidado irrestrito com o bem-estar dos pacientes para oferecer sempre o que há de melhor em procedimentos estéticos, cirúrgicos, implantes, endodontia, ortodontia e a odontologia infantil.