Cuidar da imagem e aparência inclui também a atenção com a estética bucal. Por isso, não à toa, tantas pessoas sonham com um sorriso branquinho, livre de manchas e do aspecto amarelado decorrente do desgaste do esmalte, do consumo de alimentos com corantes, de condições genéticas, da má higienização, dentre outros fatores. Diante de tanto interesse sobre como deixar os dentes mais brancos, a Clínica Premium Implantes & Ortodontia selecionou esse tema para esclarecer algumas dúvidas sobre o clareamento dental. Confira!

O que é clareamento dental?

O clareamento dental é um tratamento no qual são utilizados produtos à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida que, ao serem aplicados na superfície dos dentes, quebram as moléculas pigmentadas e deixam os dentes mais claros. Há diferentes tipos de clareamento, a exemplo do clareamento com moldeira, clareamento em consultório e clareamento pela técnica conjugada. A escolha da técnica adequada é consequência de uma série de aspectos analisados pelo dentista.

Como o clareamento dental funciona?

Embora seja um procedimento simples e extremamente conservador quando comparado a outras alternativas, o clareamento dental requer bastante cuidado e assistência de um profissional, pois os resultados satisfatórios dependem da execução de técnicas específicas. Sendo assim, antes de iniciar esse tratamento para deixar os dentes mais brancos, agende uma consulta com o dentista para a realização de um exame clínico e radiográfico.

Veja também! Clareamento-dental: o seu sorriso ainda mais bonito

# Dicas da Premium Implantes para conservar os dentes mais brancos

Além do clareamento dental, manter visitas frequentes ao dentista e adotar algumas medidas podem ajudar a deixar os dentes brancos para, então, elevar a autoestima esbanjando jovialidade e saúde bucal.

01 | Beba água

Ingerir água regularmente não é importante apenas para a saúde do corpo, mas também para a bucal e o motivo é simples: a água auxilia na limpeza e diluição de resíduos alimentares e equilibra a acidez da região.

02 | Higienize a boca e os dentes de forma regular e adequada

A higiene bucal deve ser realizada depois de cada refeição a fim de reduzir o período em que a superfície do dente fica exposta a restos de alimentos, pois a demora na execução desse procedimento aumenta a propensão de ocasionar manchas e escurecimento dos dentes, bem como de formar placas bacterianas. Essa etapa envolve uma dupla bastante eficiente: escovação e uso de fio dental.

✓ Quando possível, complete a higienização com um enxaguante bucal, atentando-se para opções que não contenham clorexidina em sua composição, pois pode causar o efeito contrário e prejudicar os planos de quem busca um sorriso branco.

03 | Inclua alimentos ricos em fibras na sua refeição

Para ajudar a deixar os dentes mais brancos também é possível apostar em alimentos com fibras, afinal, estas propiciam atrito na superfície dental, gerando uma limpeza mecânica capaz de remover restos alimentares ou mesmo placas bacterianas.

04 | Evite o hábito de fumar

O cigarro é um dos principais vilões de quem sonha com dentes brancos devido à liberação de substâncias com pigmentos escuros causadores de manchas nos dentes. Além dessas substâncias pigmentadas, a própria nicotina provoca a redução do fluxo salivar, fundamental para a manutenção do pH bucal e hidratação adequada dos dentes.

05 | Cuidado com os alimentos escuros

Manter os dentes branquinhos também depende do tipo de alimento consumido. Café, chás escuros, açaí, vinhos e beterraba são exemplos de alimentos com alta concentração de pigmentos fortes. Quanto maior a ingestão desses e de outros alimentos semelhantes, maior as chances de os pigmentos penetrarem entre os cristais dos dentes e ocasionarem escurecimento e manchas indesejadas.

Veja também! Facetas dentárias laminadas: como obter harmonia estética e funcional do seu sorriso

Quer saber sobre como deixar os dentes mais brancos? Fale conosco!

Atuamos com rigorosos padrões técnicos e unimos literatura odontológica, alta tecnologia em equipamentos e cuidado irrestrito com o bem-estar dos pacientes para oferecer sempre o que há de melhor em procedimentos estéticos, cirúrgicos, implantes, endodontia, ortodontia e a odontologia infantil. Entre em contato com a Clínica Premium Implantes & Ortodontia pelos números (46) 3527.1097 ou (46) 9940.4567 e agende a sua consulta!