Os tratamentos com facetas dentárias estão cada vez mais populares devido ao seu potencial de harmonizar e transformar sorrisos. Por isso, se você deseja saber como obter harmonia estética e funcional do seu sorriso com facetas dentárias, aproveite as informações a seguir e caso haja dúvida, entre em contato com os profissionais da Clínica Premium Implantes & Ortodontia!

O que são facetas dentárias ?

As facetas dentárias são camadas ultrafinas produzidas sob medida e unidas aos dentes do paciente em consultório odontológico. Esse tratamento propicia não apenas uma aparência agradável, mas também a recuperação da funcionalidade mastigatória.

Quais as indicações das facetas dentárias ?

Por proporcionar uma aparência natural e alta durabilidade, as facetas dentárias possuem uma série de indicações, como dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, espaçados (diastemas) ou excessivamente restaurados na face frontal. Trata-se de um procedimento bastante versátil, com capacidade de atender a diversas exigências e expectativas:

Modificação da forma ou posição – pacientes com dentes em forma de cone (conóides), desvio na posição, microdontia, entre outros.

Defeitos estruturais – pacientes com perdas de estruturas dentais (congênitas ou adquiridas) e comprometimento estético, a exemplo de cáries extensas de esmalte, restaurações múltiplas, fraturas ou discrepâncias de tamanho.

Modificação de cor – pacientes com dentes pigmentados sem respostas satisfatórias ao clareamento dental. Em pacientes com essa queixa, o importante é assegurar o correto controle do grau de opacidade e translucidez dos materiais a serem utilizados.

Quais os tipos de facetas dentárias ?

Os tipos de facetas dentárias variam, entre outros fatores, de acordo com o material utilizado e as técnicas de aplicação. No que diz respeito ao material, os mais comuns são a resina e a porcelana.

| Facetas dentárias em resina

Esse material é recomendado quando não há necessidade de realizar modificações marcantes no sorriso, como fechamento de espaços entre dentes, correções de desgastes dentários do bruxismo em estágio inicial e harmonização do sorriso em casos de compromissos sociais que impeçam aguardar o tempo necessária para a confecção de facetas de porcelana.

| Facetas dentárias em porcelana

Já as facetas em porcelana correspondem a um laminado cerâmico bastante adotado na correção de problemas relacionados à cor e forma dos dentes. Esse material costuma ser indicado para casos com transformações estéticas de impacto, correção de cor em dentes escurecidos após tratamento de canal, recuperação de dentes com restaurações dentárias extensas, harmonizações de falhas congênitas, etc.

Como as facetas são aplicadas?

Para aplicar as facetas, o dentista remove uma pequena quantidade da superfície do dente. O próximo passo consiste em tirar o molde dos dentes do paciente e enviar a um laboratório de prótese. Em uma nova consulta, as próteses são unidas ao dente.

Veja também! Lentes de contato dental: o segredo dos dentes dos famosos com sorriso perfeito

Quer saber mais sobre as facetas dentárias? Fale conosco!

Atuamos com rigorosos padrões técnicos e unimos literatura odontológica, alta tecnologia em equipamentos e cuidado irrestrito com o bem-estar dos pacientes para oferecer sempre o que há de melhor em procedimentos estéticos, cirúrgicos, implantes, endodontia, ortodontia e a odontologia infantil. Entre em contato com a elos números (46) 3527.1097 ou (46) 9940.4567 e agende a sua consulta!